Cantor, músico e compositor. Essa é a definição do artista sertanejo Gusttavo Lima. O autodidata da cidade de Presidente Olegário (MG), que toca violão, viola, guitarra, bateria, baixo e sanfona, chegou ao mercado fonográfico com notoriedade: o mineiro é o responsável por dar o tom a diversas canções sertanejas que fazem sucesso nas paradas de todo o País.
Com uma estreia surpreendente, o jovem tem orgulho da sua trajetória como músico. Gusttavo, que já cantou na Folia de Reis com seu pai, saiu de casa aos nove anos de idade para trilhar sua carreira ao lado se seus irmãos com quem formava uma banda. O artista, que também já fez dupla sertaneja com um amigo, deu início a sua carreira solo aos 18 anos. Hoje, carrega em sua bagagem mais de 150 composições.
Nivaldo Batista Lima, ou simplesmente Gusttavo Lima (nome artístico que adotou quando era da dupla Gusttavo e Alessandro), gravou, em 2010, seu primeiro CD e DVD “Inventor dos Amores”, com 22 músicas, onde 16 são composições próprias. Produzido por Pinócchio, o trabalho ganhou destaque no meio dos fãs da música sertaneja devido ao sucesso das canções: “Caso Consumado”, “Revelação”, “Rosas, Versos e Vinhos”, “Cor de Ouro” e, principalmente, “Inventor dos Amores”, que projetou seu nome para o Brasil inteiro. O álbum foi recheado de participações especiais, como da dupla Jorge & Mateus (na canção “Inventor dos Amores”), Maria Cecília & Rodolfo (“Te Quero Sim”), Guilherme & Santiago (“Larguei de Ser Besta”) e de Edson, da dupla Edson & Hudson (“Super Homem”).
O artista, que é empresariado pela Mega Produções Artísticas e faz parte do casting da Som Livre desde o seu primeiro disco, estourou rapidamente nas rádios do país com suas músicas românticas, dançantes e contagiantes, passando a ser um grande nome dos principais eventos do País.
Em 2011, o cantor sertanejo subiu ao palco do Parque de Exposições de Patos de Minas (MG), na Festa Nacional do Milho, no mês de junho, e levou ao delírio um público de 60 mil pessoas por mais de 3 horas, durante a gravação do seu segundo CD e DVD, “Gusttavo Lima e Você”. O álbum, de 12 faixas inéditas, trouxe o hit “Balada”, de Cássio Sampaio, uma das músicas mais executadas do Brasil em 2011 e que alcançou o TOP 10 da Billboard Brasil. O trabalho, que recebeu o Disco de Platina, contou ainda com três composições de Gusttavo: “Demais da Conta”, parceria com André Mineiro, “Fora do Comum”, com Deluka, e “Eu Te Achei”, com Mateus Liduário. Já entre os grandes sucessos, o cantor não deixou de fora os hits “Inventor dos Amores”, “Cor de Ouro”, “Refém”, entre outros.
Dando sequencia a sua discografia, em abril do ano seguinte, Gusttavo Lima gravou no Credicard Hall, em São Paulo (SP), seu terceiro projeto, “Gusttavo Lima Ao Vivo Em São Paulo”, que vendeu mais de 90 mil cópias em apenas três semanas. A primeira aposta do disco foi “Gatinha Assanhada”, que, inclusive, entrou para a trilha sonora da novela “Salve Jorge”, da Rede Globo, e teve o clipe gravado em Ibiza (Espanha). Mesclando o sertanejo de moda de viola, romântico e universitário, ele esteve acompanhado por uma banda exclusiva para este disco que, a exemplo dos dois anteriores, trouxe a direção de Anselmo Troncoso.
Dois mil e doze foi ainda um ano em que a música de Gusttavo Lima ultrapassou as fronteiras do Brasil para ganhar o mundo. Logo em janeiro, ele esteve nos Estados Unidos, onde realizou sua primeira e bem sucedida turnê internacional. Seis meses depois, retornou ao País, para gravação de seu primeiro DVD internacional, no Hard Rock Live, em Orlando (Flórida). O trabalho, que conta com 20 faixas, marca a comemoração dos quatro anos da carreira profissional do artista.
No segundo semestre, o músico fez sua primeira turnê na Europa, passando por Zurique e Luzern (Suiça), Amsterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Paris (França). Em Amsterdã, na Holanda, recebeu um prêmio pelo hit “Balada” que bateu o recorde de um grande cantor holandês que há 15 anos não era quebrado: o de 13 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso do país. Também na Holanda, ganhou o prêmio Double Platinum Award por mais de 50 mil downloads da música “Balada”. Vale lembrar que, no Brasil, ele foi eleito o melhor cantor sertanejo de 2012 em uma votação realizada por um site especializado (com 21,7% da preferência).
E, como não poderia ser diferente, Gusttavo Lima continuou em ascensão em 2013 emplacando sucessos no Brasil e no exterior. Depois de “Balada”, foi a vez de “Gatinha Assanhada” brilhar lá fora, conquistando a 7ª posição no Top Dance entre as 40 músicas mais vendidas no iTunes. No mesmo ano, o artista participou do Brazilian Day em New York (Estados Unidos) e em Toronto (no Canadá) e concorreu ao prêmio World Music Awards, na categoria Melhor Artista Masculino do Mundo. A indicação foi realizada pela organização do prêmio, levando em conta o interesse da mídia e do público de todo o mundo, além dos números de vendas e certificações recordes em 2012. Nesta votação, Gusttavo Lima apareceu disputando com astros como Akon, Psy, Alejandro Sanz, Bruno Mars, David Guetta, Justin Bieber e Paul McCartey, entre outros grandes nomes da música mundial. Contemplando esse sucesso, ele estreou a versão triligue de seu site, disponibilizando o conteúdo em português, inglês e espanhol.
Versátil, ele fez uma aposta na teledramaturgia, com uma participação especial na novela Amor à Vida, da Rede Globo, realizada no mês de maio. Nas cenas, o sertanejo contracenou com Valdirene, personagem interpretada por Tatá Werneck.
Durante o ano, paralelo à sua agenda de shows, o cantor emplacou os singles românticos “Diz Pra Mim”, uma letra de Rodolpho Camilo – versão de “Just Give Me A Reason”, da cantora Pink, e “Fui Fiel” enquanto trabalhou em dois projetos: um CD em espanhol com 12 grandes sucessos gravados no idioma, como “Balada”, O “Inventor dos Amores”, “Gatinha Assanhada”, entre outros hits; E o seu quarto CD de carreira, que, produzido em parceria com Zezé di Camargo, foi o primeiro de Gusttavo Lima gravado em estúdio. Trazendo uma linha mais romântica, o álbum “Gusttavo Lima – Do Outro Lado da Moeda” tem a maioria das letras assinadas pelo próprio artista.
Em 2014, Gusttavo Lima realizou um de seus maiores sonhos: a gravação de um DVD acústico trazendo grandes clássicos da música sertaneja. No projeto, batizado de “Buteco do Gusttavo Lima”, o artista teve a honra de cantar ao lado de alguns dos seus grandes ídolos: seu pai, “Se Alcino”, as duplas Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Zezé di Camargo & Luciano e o cantor Leonardo. Com direção artística do Maestro Pinócchio, produção de Marlus Marcelus, direção geral de Marcos Araújo, trabalhos de áudio e vídeo de Anselmo Troncoso e realização da ÁudioMix, o DVD foi gravado na boate Villa Mix de Goiânia e tem previsão de lançamento para este segundo semestre de 2014.
Na internet, Gusttavo Lima é um dos cantores sertanejos mais populares da atualidade. Em 2014, registra marcas expressivas: mais de 9,7 milhões de curtidas em sua página no Facebook; supera 4 milhões de seguidores no Twitter, 812 mil followers no Instagram e mais de 175 milhões exibições em seu canal oficial no YouTube.
Preservando sua origem simples e suas raízes, Gusttavo Lima segue com a bagagem de quem domina a arte de compor, tocar e cantar, conquistando cada vez mais seu espaço, sempre com o seu carisma e seu jeito simples de ser.
*fonte: siteoficial